quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

É Carnaval!!!

A origem do Carnaval é motivo de controvérsia. Alguns acreditam que a festa surgiu em Roma, decorrente dos festejos e bacanais próprios da época. Outros dizem que ele surgiu no Antigo Egito, e há ainda os que acreditam que ele surgiu com a adoção do calendário cristão. O hábito de fantasiar-se e sair às ruas comemorando é uma forma de último festejo antes do triste período da Quaresma, e há registros da festa que datam do século IX, em Roma. Muitos esquecem disso, mas o Carnaval é uma celebração católica, e alguns pontífices já tentaram bani-lo do catolicismo, como o Papa Inocêncio II, entre os anos de 1130 e 1143.
Um dos mais antigos carnavais do mundo, o Carnaval de Veneza é talvez um dos mais interessantes e tradicionais no quesito máscaras. Inicialmente, eram usadas como disfarce para que as diferentes classes sociais pudessem se misturar e também para troca de favores sexuais sem medo de serem reconhecidas. Daí o porquê da festa ser notadamente de caráter popular.
As máscaras eram confeccionadas artesanalmente e pintadas à mão. Se dividem em três tipos: a bauta, que cobre todo o rosto, e não possui orifício para a boca, a moretta, feita de veludo preto e usada inicialmente por mulheres em visita a conventos e a larva, totalmente branca, e usada com um capuz e um chapéu no estilo dos militares europeus no século XVII e XVIII.
Escolha a sua máscara e bom Carnaval!!!




* As fotos das máscaras são de Jann Van Brugge, e as de Veneza são desta blogueira que vos fala, que também se aventura pelo mundo da fotografia.

4 comentários:

Unknown disse...

Carnavaal como ele realmente é, ou seria pra ser, adooorei!
Penas termos que ir um pouco mais longe para curtir um carnaval como esses, adorei as fotos =D

beijos..

Márcia Mesquita disse...

Oi Ana Helena, obrigada pelo comentário!
Eu é que adoro o seu, tá até lá nos links! eheheheh

Adoooro Carnaval, o de Veneza deve ser lindo demais ao vivo! muito luxo! Mas como eu sou ralé, fico com as máscaras de plástico do Saara pra usar nos blocos aqui do rio mesmo ehhehehe
beijos

@Grazielepacheco disse...

Ah!!
Mais ficou muito 10 aquele look msm!!
Fazer o q, qm pode pode!!
rsrs
bjos e bom caranaval!

Achados de Decoração disse...

Oi,Ana Helena! eu já havia visitado seu blog muitas vezes e qual não foi minha surpresa ao perceber que vc colocou um link aqui para o ACHADOS DE MODA. Obrigada!! Eu adoro seus textos! ah! eu já ia me esquecendo: em março vou matar a minha vontade de conhecer tua cidade. Belô deve ser linda, né? beijos prá vc.