segunda-feira, 21 de julho de 2008

This is Bollywood

Imagine um “quadrado” amoroso em uma fictícia cidade indiana, entre um músico, uma prostituta, um guerrilheiro e uma jovem. Some a isso diálogos intercalados por músicas e passinhos de dança, bem estilo MTV anos 80. Seja bem-vindo a Bollywood, a enorme indústria de cinema indiano. Mas não se engane, pois ela nada tem a ver com o formato blockbuster americano. Nela não há cenas de violência, consumo de drogas, sexo e muito menos beijo na boca. Tudo é feito de forma peculiar. Um pouco estranho, é verdade, mas o que seria de nós de assistíssemos aos mesmos filmes, usássemos as mesmas roupas e lêssemos os mesmos livros, não é verdade?
Saawariya, que em hindu significa amar, é a estória de um casal de indianos que sente na pele as aflições do amor. Raj e Sakina, os protagonistas, misturam amizade e paixão, o que os leva a tomar certas atitudes descabidas, mas nada que o amor não justifique. Mas o bom mesmo do filme são as roupas indianas, os brincos, os piercings, tudo rodeado por um cenário nebuloso, parecido com os musicais da Broadway. Nada como entrar em contato com a estética cinematográfica indiana, tão diferente do que nós, brasileiros, estamos acostumados. E viva a Bollywood!!!



Se preparem, porque Raj e Sakina cantam e dançam sem parar!





Os tapetes ocupam o lugar das paredes na casa da avó de Sakina. Maravilhoso!





Sakina na sacada de sua casa. Lindas cortinas!





A modesta pensão onde vive Raj


*Saawariya já está disponível nas locadoras. Corre lá!!!

3 comentários:

Claudia Pimenta disse...

oi ana helena! nada como conhecer outras estéticas, né? o modo de olhar indiano é realmente incrível, sem falar nos fabulosos tecidos e figurinos! uma outra forma de ver o mundo... bjs!!!

Marcela Souza disse...

Uma outra forma de ver o mundo, e uma outra forma de se apaixonar por cinema e conhecer outras cultura.

Valeu pela dica.

Muah*

Helena Castro disse...

boa dica!!!! os filmes não americano tem, na maior parte das vezes, uma sensibilidade diferente que eu adoro.

beijos, helena