quarta-feira, 29 de agosto de 2007

O que a sua camiseta tem a dizer por você?

Febre nos anos oitenta, as camisetas com slogans estão de volta. Suas mensagens vão desde a simples “Love Life!” até outras verdadeiramente políticas, como “Blow Bubbles, Not Bombs”, “Drop Beat! Not Bombs!” e “Make Love, Not Missiles”. O fato é que tudo começou na London Fashion Week de setembro do ano passado, quando o estilista estreante Henry Holland convenceu seus colegas de profissão a usarem camisetas com o nome de seus rivais.

Nos anos oitenta, a estilista Katharine Hamnett foi a responsável pela criação de camisetas que refletiam os movimentos políticos da década, com frases relacionadas ao meio-ambiente, como “Save Life On The Earth” e contra a guerra, como “Choose Life”. Mas seu slogan mais famoso é com certeza “Frankie Say Relax”, feita para a banda de pop britânica Frankie goes to Hollywood, em referência a sua música mais famosa, “Relax”.

Aqui no Brasil a Forum lançou em 2003 a campanha “Brasil, Veste a sua camisa”, com a renda das vendas das camisetas sendo revertida para o projeto Brasil sem frio. Palavras como “Luta”, “Honestidade”, “Esperança" e “Respeito” ilustravam as peças que foram sucesso de vendas. Também em 2003, a Vide Bula lançou a famosa camiseta com a foto do presidente dos EUA, George W. Bush com um nariz de palhaço e a frase “The World Is Not A Joke”. Nos dias de hoje o que não falta é assunto para estampar camisetas, não é mesmo?

Frankie say relax e suas vertentes por Katharine Hamnett

Henry Holland para Harpers Bazzar coreana

Foto da camiseta lançada pela Vide Bula em 2003

Me leva lá!!!!:

http://www.houseofholland.co.uk/ e http://www.katharinehamnett.com/

2 comentários:

N. Real disse...

Tenho um pouco de medo da moda "anos 80".
Sei lá.

Ana Helena Miranda disse...

Que isso, é bom para superar os traumas de infância!