Quem é Martin Margiela? Difícil dizer. Se procurarmos descobri-lo através de suas criações, diríamos que ele é um sujeito excêntrico, que tem gosto pelo novo e que nasceu para contrariar. Mas o fato é que ninguém conhece Margiela. Seria ele real ou apenas uma jogada de marketing? Mais uma vez, difícil dizer. O estilista não dá entrevistas cara a cara, apenas via fax. Fotos da figura misteriosa? Impossível achar, o Google é testemunha. Realidade ou ficção, o fato é que o estilista é referência para nomes como Marc Jacobs e sua Maison Martin Margiela não enfrenta grandes crises, pelo menos até o momento (nunca se sabe o dia de amanhã). No final de 2008 a maison celebrou 20 anos de existência. Nada mal para o menino que aos 18 anos deixou a cidade de Limburg, na Bélgica, para estudar moda na escola mais “desconstrutivista” do mundo, a Royal Academy of Arts, na Antuérpia. Em 1984 Margiela se mudou para Paris e foi assistente de ninguém menos do que Jean Paul Gaultier. Quatro anos depois criou a sua própria grife e escandalizou o mundo fashion. Costuras aparentes nas roupas, saias que mais pareciam um saco de batata, um vestido de baile transformado em várias jaquetas. O desconstrutivismo dava as caras. (E que caras!). Outras peças de Margiela também fizeram história. A mais excêntrica delas com certeza são as “Tabi boots”, botas no formato de um pé de porco. E quem acha que a Maison não dá muitos lucros está enganado. 56 milhões de libras é a média de seu faturamento anual. O segredo do sucesso? Honestidade. As novidades? Um perfume em parceria com a L’oreal que será lançado ainda este ano. A fonte de inspiração para a equipe de criação? A vida e tudo mais o que vem com ela.
Vestido ou calça? Tá na dúvida? Margiela resolve pra você
Nenhum comentário:
Postar um comentário