domingo, 7 de setembro de 2008

I'm a Teddy Boy

Ser ou não um Teddy Boy? Este era o dilema da maioria dos jovens ingleses durante a década de 50. Inclusive, John Lennon chamava atenção pelas ruas de Liverpool por ser um dos adeptos do estilo. E que estilo era esse? Jaquetas eduardianas ornamentadas com golas em veludo e bolsos com abas, calças jeans de cintura alta (oh!) bem justas no modelo “drainpipe” (cano de esgoto) e meias coloridas, entocadas por sapatos de camurça (Blue suede shoes!). Uma gravata bem fina amarrada com cadarço dava o arremate final ao look. Nos cabelos compridos com costeletas, muita brilhantina para segurar o penteado que era puxado até o meio da testa. Os Teddy Boys eram em sua maioria da classe trabalhadora e se vestiam assim para chocar os pais (novidade!). Seguidores do rock’n roll, tinham em Elvis Presley seu ídolo mor. Algumas vertentes seguiam para lados mais perigosos, formando gangues violentas e racistas. Mas mais do que procurar brigas, o que os Teddy Boys buscavam era a construção de sua identidade através das roupas. Seguindo a frutífera corrente do período pós-guerra na Inglaterra, em que podiam bancar financeiramente suas próprias vestimentas, foram responsáveis por inserir a moda na vida dos adolescentes, que antes disso só se vestiam como os pais. Mais uma das conseqüências do famoso rock’n roll.
John Lennon a la Teddy Boy e sua namorada da época Cynthia Powell

Teddy boys and girl


Teddy Boy e Teddy girl dançam juntos

Mini-Teddy


Uma das formações iniciais do que seriam os Beatles, bem Teddy Boy

8 comentários:

Helena Castro disse...

adorei o estilo teddy boy!

beijos,
helena

Unknown disse...

Que bacana...adoreei!!
BEijos.

Claudia Pimenta disse...

oi ana helena! que delícia receber sua visita... e muitos comentários - adorei! ah, Paris nos anos 50 deve ter sido incrível mesmo... e vc tb fala hoje desta década, que coincidência! e a expo vogue-printemps deve estar ótima, né? pena que não vou estar lá a tempo de ver... bjs, querida e obrigada pelo carinho de sempre!

Luciana Gonçalves disse...

Ei Helena!!!Nossa que tudo...essa gravatinha fininha...eu gosto. E a foto do menino pequenino de Teddy Boy kkk achei fofa.
O look por sim tem personalidade né?!

Beijocas

Lu

Moda Trash disse...

também gostei! a década de 50 é ótima! quem viveu o século passado pegou as melhores décadas!
bjokassssssss

Anônimo disse...

O mais bacana é ver como desde muito tempo as pessoas se inspiravam em tendências e buscavam se expressar através da moda.

Muito interessante.
Abraços!

fefe resende disse...

que demais seu post, querida. li ontem um texto tudo a ver e lembrei de vir aqui te deixar - que tem tudo a ver com a falta de grupos suepr identificáveis assim nos nossos dias, ó: http://tinyurl.com/5ee97g =)

Anônimo disse...

tudo o.k.em seu artigo TEDDY BOY porem tenho ressalvas, quanto á maioria das coisas que escrevestes.Sou um Teddy Boy,desde a década de 60 e mais prá frente entrarei contacto contigo.Minha gangue são os "WILDS TEDDY BOYS".kissssess!!!!!