terça-feira, 4 de março de 2008

Pelas curvas e jardins de Burle Marx

Paisagista, pintor, tapeceiro, ceramista, escultor, cantor e criador de jóias, Burle Marx com certeza seria um ótimo estilista. Mestre das formas e criador de jardins feéricos, dignos de qualquer palácio real, o fato é que este multi-profissional é atualmente uma das maiores fontes de inspiração dos estilistas brasileiros. (Vide Osklen, Lenny, TNG e até Ivete Sangalo).
Nascido em São Paulo, no dia 4 de agosto de 1909, filho de Cecília Burle e do alemão Wilhem Marx (cujo avô era primo de ninguém menos do que Karl Marx), Roberto Burle Marx mudou aos quatro anos de idade com a família para o Rio de Janeiro. Seu pai era responsável por uma empresa de exportação e importação de couros, que logo prosperou, resultando na compra de uma bela casa no Leme, onde Burle Marx começaria a cultivar as suas próprias plantas. Aos 21 anos, depois de um período de dois anos na Alemanha, Burle Marx entra na Escola Nacional de Belas Artes, onde convive com o que seria a nova geração da arquitetura moderna brasileira: Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Hélio Uchôa. A partir daí seria conhecido principalmente pela criação de seus jardins e pela famosa calçada de Copacabana. Morreu em São Paulo, no dia 4 de junho de 1994.
Atualmente, a estilista carioca Lenny baseou toda a sua coleção de Verão de 2007 nas obras de Burle Marx, assim como Osklen e TNG (essa foi uma das pioneiras, se inspirou no paisagista na coleção de verão de 2002 e clicou seu catálogo no Parque de Guaratiba, todo criado por Burle Marx). A loja de utensílios para casa Roberto Simões também acaba de lançar uma linha em parceria com a Porcelana Vista Alegre, toda inspirada na calçada de Copacabana. Até Ivete Sangalo aderiu e está vestindo modelito Burle Marx em seus shows.

Lenny, Verão 2007


Osklen, Verão 2007

TNG, no Verão de 2002

Coleção Rio de Janeiro da Roberto Simões

Ivete Sangalo nas curvas de Burle Marx

*Quem é fã de Burle Marx é obrigado a conhecer o Centro de Arte Contemporânea de Inhotim, um museu a céu aberto entre os jardins do paisagista pertinho de BH. Mais informações aqui.

Um comentário:

Fê Resende disse...

AMEI esse seu post, super não lugar comum! to guardando aqui pra entrar nos links de sexta no oficina! =)