quinta-feira, 21 de maio de 2009

Moda cibernética

Em tempos cibernéticos, a maior arma dos fashionistas são os blogs. O império efêmero da moda, em que o hoje se transforma em ontem num piscar de olhos achou nos blogs de moda o seu par perfeito. Notícias fresquinhas, atualizadas a toda hora, e o melhor de tudo, com liberdade para se falar o que quiser. Bem vindo à nova moda do momento.

BE-A-BÁ DOS BLOGS
O maior atrativo de um blog é o fato de sua criação estar disponível a apenas alguns cliques. Uma ferramenta de comunicação acessível a todos com acesso a internet, seu poder reside em três características essenciais: a praticidade do formato do site, que permite inserção de textos, imagens e vídeos de uma forma descomplicada, a liberdade de poder escrever sobre o que se tem vontade e a interatividade, que ocorre através dos comentários. Para o mundo da moda lugar melhor não há!

QUEM É QUEM NA BLOGOLÂNDIA
No Brasil, as pioneiras nesta área foram as meninas da Oficina de Estilo. Cris Gabrielli e Fernanda Resende se conheceram no curso de consultoria de imagem do Senac de São Paulo. A partir daí deixaram as respectivas carreiras de engenheira e advogada para trás e começaram a estudar e pesquisar tudo sobre o assunto. E dá-lhe cursos de jornalismo de moda, história da arte, fotografia e etiqueta empresarial para dar conta do recado! “Como não tem graduação em Consultoria de Imagem no Brasil, a gente teve que ‘construir’ nossa formação com cursos livres e interessantes”, conta Fê. A idéia de criar um blog como suporte à consultoria de imagem veio bem a calhar. “Um dia disseram pra gente que tínhamos que ter um blog, que todo mundo no futuro ia ter e que a gente tinha que começar já - isso era fevereiro de 2006”, continua. No início os assuntos mais freqüentes eram dicas de peças legais para se usar, tendências, liquidações. Tudo que representasse um canal com as clientes da Oficina de Estilo. “Logo a gente viu que tinha bem mais gente visitando o blog, e que dava para ajudar a desmistificar e consolidar a nossa profissão, pouco conhecida e pouco comentada, falando do nosso dia-a-dia”, conta Fê. Hoje as consultoras de moda não abrem mão do blog como ferramenta de trabalho, e destacam a troca de experiências que só ele proporciona. “Por causa do blog a gente se interessa por mais coisas que antes, estuda mais que antes, conhece mais gente que antes, tem mais oportunidades que antes e é mais feliz que antes”, contam.

A mineira Cristiana Guerra encontrou no blog Hoje vou assim uma maneira de deixar o seu dia a dia mais divertido. A história da sua vida se mistura a história dos seus blogs. Isso mesmo, no plural. Além do Hoje vou Assim, espécie de diário dos looks vestidos diariamente pela publicitária e ganhador do prêmio do site Chic de melhor blog de moda do Brasil em 2008, Cris mantém o Filé para quem é Mignon, em que faz um bazar das peças de roupas que não usa mais e o Para Francisco, reduto de textos que escreve para seu filho, que perdeu o pai quando ainda estava na barriga da mãe. Ao contrário do Para Francisco, que surgiu da necessidade de expressar-se para superar a perda do namorado, o Hoje vou assim foi criado brincando. “Na verdade eu não tinha nenhuma pretensão de criar um blog de moda. Eu só queria fazer uma brincadeira”, conta. E foi brincando que o blog tomou proporções dantes nunca imagináveis, chegando a atingir cerca de 5.000 acessos por dia. O seu sucesso Cris atribui à coragem de se expor, fator que inegavelmente causa curiosidade nas pessoas e a junção de dois blogs tão diferentes, como o Para Francisco e o Hoje vou assim. “Quando as pessoas descobrem que essa mulher que tira foto todo dia tem uma vida que não é tão fácil, que ela já sofreu, é humana, isso torna aquela personagem uma pessoa muito mais interessante”, conta. E será que os comentários dos leitores do blog influenciam no look que Cris irá vestir no dia seguinte? Atualmente não. “Houve uma época em que os comentários mudavam o destino do blog, a ponto de eu escolher alguma roupa para o dia seguinte baseado no que alguma pessoa tinha falado”, afirma, destacando o carinho dos leitores. “Todo dia entram pessoas no blog para falar que eu estou bonita. Isso me gratifica muito porque demonstra um tipo de afeto que elas criaram pela imagem que tem de mim.”. Espontaneidade, verdade e realidade parece ser a receita encontrada por Cristiana para o sucesso. A vida é feita de escolhas. O Hoje vou Assim que o diga.

A influência dos blogs não para por aí. Renata Alamy, proprietária da Cupcake que o diga. Assim que inaugurou sua loja, Renata criou o blog I want my cupcake como forma de divulgá-la. A iniciativa valeu a pena. Hoje a Cupcake possui clientes em todo o Brasil. “Tenho ótimas clientes em São Paulo, Rio, Brasília, Recife, Salvador, Curitiba e por aí vai. Mantenho o blog sempre atualizado, posto novidades quase todos os dias, porque há clientes que entram sempre pra ver o que chegou de novo na loja”, conta. O comércio via blogs torna-se assim muito promissor. A praticidade de se poder comprar em casa, em qualquer dia e hora da semana é um dos fatores destacados por Renata. “Uma loja virtual funciona sete dias por semana, inclusive feriados, 24 horas por dia. você pode comprar quando achar mais conveniente, no conforto da sua casa e até mesmo de pijama!”.

*Matéria para a revista Pátio Lifestyle n°14

10 comentários:

Sarah Baldin disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sarah Baldin disse...

Que matéria boa!
Ainda bem que existem esses blogs, como o seu também, porque são gostosos de ler e tem a opinião pessoal de cada um, o que me atrai muito.
beijos!

Helena Miranda disse...

Olá! Achei seu blog meio sem querer, porque somos "quase" xarás (rsrsrs) e adorei seus posts! Agora estou sempre por aqui! E continuaremos, blogueiras, firmes e fortes nessa nova mídia que possibilita tantos encontros e delícias!
Beijos

Carmen Martins Consultoria de Imagem disse...

Oi Ana Helena querida! esses blogs..eles são tudo de bom mesmo! o meu Achados de Moda me traz muuuitas clientes queridas e serve como vitrine mesmo, mas uma coisa é certa: dá um super trabalho produzir conteúdo bacana. As meninas do Oficina - colegas de profissão - foram pioneiras e elas são super responsáveis pela expansão dos blogs de moda no Brasil! Beijos e vamos trabalhar..

Veronica Fantoni disse...

Adorei seu post! : )

Mônica disse...

Excelente post! ADOREI!


bjs

lancelloti disse...

mto bom o post, parabens! falou bem sobre o assunto. adoro esses blogs!
beijos

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Incredible points. Solid arguments. Keep up the amazing work.


Look at my webpage; borse longchamp

Anônimo disse...

I visited various web pages however the audio feature for
audio songs existing at this web page is genuinely fabulous.


Look at my web site :: longchamp luggage