segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Duquesa na cabeça

Quem gosta de chapéus, ornamentos e afins não pode deixar de assistir A Duquesa, filme biográfico da Duquesa de Devonshire, ancestral de Lady Di. Com Keira Knightley no papel principal, dá pra saber tudo sobre a moda do final do século XVIII e início do século XIX.De quebra você ainda fica sabendo um pouco mais sobre a história da Inglaterra.
Georgiana Spencer casou aos 16 anos com o Duque de Devonshire e comeu o pão que o diabo amassou. (Haja diabo pra amassar tanto pão!). Seu marido, o homem mais poderoso da Inglaterra, não era lá muito fiel (novidade!). A exigência de um herdeirO (com O maiúsculo mesmo) gerou muito atrito entre o casal, pois a duquesa só conseguia dar a luz a meninas. Georgiana leva então uma super facada pelas costas da amiga Lady Beth (você acha que nessa época não existia fura-olhos?) que vira a esposa número 2 do Duque. A duquesa muito esperta não fica para trás, e arranja um amante também: Charles Grey, político que futuramente se tornaria o Primeiro Ministro inglês.
O mais legal no meio dessa confusão toda é descobrir de onde surgiu essa curiosidade enorme dos ingleses pela vida alheia, principalmente se for de alguém com sangue azul correndo nas veias. (Em uma cena do filme aparecem os paparazzis da época: desenhistas que ficavam de olho na duquesa e cia. para reproduzir tudo no papel, como se fosse uma foto). E, claro, reparar nos trajes típicos da época. A Duquesa era o ícone fashion inglês. Desenhava suas próprias roupas e seu cabelo era especialmente penteado com apliques enormes, acompanhados de ornamentos em forma de pássaros e flores. Seus chapéus eram um show à parte, e daí você entende de onde o designer de chapéus mais in da Inglaterra, Philip Treacy, tira sua inspiração, e porque suas criações estão na cabeça de todas as mulheres da aristocracia inglesa.
Seus chapéus fizeram história...
Seus arranjos de cabelo então, nem se fala

A Duquesa original

Releitura moderna da Duquesa pelas mãos de Philip Treacy na cabeça de Sarah Jessica-Parker

A Maria Garcia também fez sua releitura para a coleção de Verão 2009

4 comentários:

Claudia Pimenta disse...

oi ana helena! mais um must-see! adoro este tipo de filme! bjs, querida, e ótima semana!

henrique teixeira disse...

vc sabe qeu adoro esta historia de duquesa e tal...
eu juro que vivi bna epoca do feudalismo.
euq uando trabalhava com criança eu era conhecido com cinderello....
e se eu for estilista um dia

LOGICO, fazer algo parecido e com fadas tambem.
_ Por quê nao?
risosos


xxx henrique teixeira

Aguardo sua visita!

Não Somos Apenas Rostinhos Bonitos disse...

Que show!!!!!!!!!!!!!!

Betty disse...

Eu acabei de assistir ao filme e adorei em todos os sentidos. Grande post o seu, pois foi ele que me levou até o cinema.
Uma ótima semana para vc.